Olá pessoal,
Nesta semana eu precisei instalar o SQL Server 2016 CTP 3.2 em uma VM para testar uma nova funcionalidade e durante a instalação identifiquei um novo recurso que eu confesso que muito me agradou, que é a possibilidade de configuração da quantidade de arquivos do tempdb e seus respectivos caminhos, tamanhos, crescimento e log. Essa mudança vem desde o CTP 2.4 e estou na torcida para que essa funcionalidade perdure na versão final.
Ao chegar na tela de Database Engine Configuration temos a aba TempDB, como podemos ver na imagem abaixo:
Acima notamos que para o data file temos por default:
- 1 arquivo de dados que terá o nome de tempdb.mdf;
- Tamanho inicial de 8 MB;
- Autogrowth de 64 MB;
- Criação do data file no caminho default especificado anteriormente.
Para o log file temos por default:
- Tamanho inicial de 8 MB;
- Autogrowth de 64 MB;
- Criação do log file no caminho default especificado anteriormente.
Como para mim foi uma novidade essa tela de configuração eu aproveitei para testá-la e deixei a minha da seguinte maneira:
Para os data files eu deixei:
- 2 data files que segundo o instalador os nomes seriam tempdb.mdf e tempdb_mssql_#.ndf, onde normalmente o # é a representação de um número;
- Ambos com tamanho iniciais e crescimento de 100 MB.
- No Data directories eu percebi que era possível colocar mais de um caminho, então eu coloquei “C:\MSSQL\Data\tempdb#01 e C:\MSSQL\Data\tempdb#02” para ver se seria criado um data file em cada diretório, no intuito de simular discos diferentes em um ambiente de produção;
Para o log file eu deixei:
- Tamanho inicial e crescimento de 100 MB;
- Log directory em “C:\MSSQL\Log”.
Confesso que não houve nenhum uso de boas práticas no tamanho e crescimento dos data files e log do tempdb e muito menos para o caminho dos arquivos. Como dito isso foi um teste em um VM pessoal.
Bom com a instalação do SQL Server 2016 CTP 3.2 concluída eu fui ver o resultado e ficou da seguinte maneira:
O instalador criou os dois data files nos diretórios que eu especifiquei e com os tamanhos especificados. A única coisa que eu achei que fosse diferente seria o nome do segundo data file, eu achei que seria “tempdb_mssql_1.ndf”, mas o SQL Server criou como “tempdb_mssql_2.ndf”, mas isso não faz a menor diferença.
Bom pessoal é isso aí que eu queria compartilhar com vocês. Para uma nova instalação de SQL Server 2016 até o momento(CTP 3.2) é possível fazer algumas mudanças no tempdb e com isso evitar/diminuir as famosas contenções de tempdb, caso você já saiba que isso ocorra em outros ambientes que você administra.
Um abraço e até a próxima!