#Dicas – Rotinas de manutenção(Backup, Reindexação & Integridade)

Publicado: 13 de março de 2014 em Administração, SQL Server, Virtual PASS BR

Olá pessoal, no post de hoje eu vou falar um pouco sobre rotinas de manutenção.

Acredito que a grande maioria dos DBAs fazem as rotinas de manutenção como backup, reindexação e checagem de integridade via MP(Maintenance Plans) que no final das contas é SSIS(SQL Server Integration Service). Eu não vejo problema algum em fazer via MP, inclusive eu por muito tempo fiz por ele, até surgir uma instância com bancos de dados do Sharepoint para eu administrar e foi aí que começaram meus problemas. O que acontece é que o Sharepoint cria vários bancos de dados, pois é um banco para cada serviço dele e na instância que eu administrei eram 72 base de dados e o administrador do Sharepoint instalava e desinstalava novos serviços e ao fazer isso bancos eram criados ou apagados e foi aí que começaram meus problemas, pois as rotinas de manutenção via MP se perdiam pelo fato de ser necessário especificar explicitamente os bancos envolvidos na rotina ao tentar fazer backup ou demais rotinas de um banco que não existia mais dava erro e tão grave acontecia quando um banco não entrava nas rotinas, ou seja, eu tinha que ficar monitorando todos os dias se foi criado ou apagado banco.

Foi então que eu comecei a procurar uma saída para esses problemas. Pensei em criar minhas próprias rotinas de backup, reindexação e checagem, mas preferi antes procurar na internet pois acreditei que eu não seria o primeiro a passar por tais problemas e heis que encontrei as rotinas do Ola Hallengren que caíram como uma luva no ambiente, pois diferente do MP que é fixo o nome dos bancos, nela é mais flexível, podendo especificar os bancos ou se não especificar ela faz de todos os bancos e o mais legal é que você pode especificar somente um pedaço do nome dos bancos, pois as rotinas dele aceita wildcard.

As rotinas estão disponíveis para download no próprio site dele que é o http://ola.hallengren.com/ e lá tem uma vasta documentação e exemplos de implementação. De início eu implementei da forma default como estão nos exemplos mas depois com o tempo eu fui lendo a documentação e vendo o que era ou não possível fazer.

A rotina do Ola hallengren serviu muito bem para outro problema que eu tinha com os bancos de dados do ERP Protheus da Totvs onde com o MP eu quase nunca conseguia completar a rotina de reindexação por normalmente os bancos passarem de 500 GB e simplesmente os pacotes do SSIS do MP dava erro e dificilmente eu conseguia identificar quais erros eram esses. Já com as rotinas mais inteligentes do Ola Hallengren os problemas foram sanados e com elas é possível você jogar os resultados das execuções de cada comando para uma tabela a parte, o que me facilitou muito meu trabalho.

Já que eu comentei em Protheus, para quem quiser se inteirar um pouco sobre esse banco de dados eu tenho um post que fala um pouco sobre o assunto. Basta acessar: http://wp.me/p2n5Jb-V

Por hoje é isso. Futuramente eu vou escrever sobre as formas de implementações dessas rotinas campeãs do Ola Hallengren, pois elas por muitos anos são vencedoras no site do sqlmag.

Até lá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s